E um dos erros mais fundamentais que vejo que as pessoas cometem não é apreciar completamente a amplitude de cada um dos três termos que compõem o SEO: Pesquisa. Motor. Otimização.
Observe a localização desse primeiro período após “Pesquisar”.
Por que o SEO ainda importa
É hora de pensar além das noções tradicionais de “mecanismos de pesquisa” que agrupam os termos “pesquisa” e “mecanismo”.
Quando costumávamos discutir “otimização de mecanismo de pesquisa”, falávamos principalmente de pesquisas digitadas no Google, talvez no Bing, ou (voltando mais adiante) no Yahoo.
Mas as coisas mudaram.
A nova pesquisa
Longe vão os dias de apenas pesquisas digitadas. As pessoas agora realizam mais e mais pesquisas com comandos de voz.
E quem sabe o que acontecerá quando todos nós tivermos chips implantados em nossos cérebros que podem ler nossos pensamentos. Talvez consigamos pensar em nossa pesquisa e obter resultados através das telas de nossas lentes de contato
# 1: Ouça (com atenção) o seu público
A primeira dica – relacionada à pesquisa – é garantir que você trabalhe ativamente para entender o idioma que seu público-alvo ideal usa .
É assim que você garante que seu conteúdo tenha a mesma chance de surgir em pesquisas baseadas em texto, assim como em pesquisas faladas e, eventualmente, em pesquisas de opinião.
Mas lembre-se: este é apenas um contexto.
E quando as pessoas falam sobre o seu tópico? E quando eles fazem perguntas casuais?
É aqui que as mídias sociais podem ser uma ótima ferramenta de escuta. É aqui que os encontros e conversar pessoalmente com pessoas reais pode ser útil. É aqui que as pesquisas de público com resposta livre podem fornecer excelentes insights.
É o coração do motivo pelo qual o SEO ainda é importante.
Quando você sabe como seu público-alvo ideal fala sobre seu tópico e que tipos de perguntas são mais urgentes, você tem o conhecimento necessário para criar títulos, linhas de assunto e conteúdo corporal que serão relevantes para uma ampla variedade de contextos semânticos diferentes.
Eu sei que você é um criador de conteúdo. A partir de hoje, seja um ouvinte ainda mais ativo do que você já é.
# 2: concentre-se em mais mecanismos
Em seguida, faça um brainstorming de todos os diferentes mecanismos em que as pessoas podem estar procurando o tipo de conteúdo que você cria … e, em seguida, descubra uma maneira de entrar em um novo.
Por exemplo, considere o YouTube. Você tem vídeos enviados para o YouTube que respondem aos tipos de perguntas que um subconjunto do seu público-alvo ideal está quase certamente digitando no YouTube?
Caso contrário, pegue um lá.
Sério, comece com apenas um. Faça isso como um experimento.
A produção não precisa ser complexa. Basta pegar uma parte de uma postagem do blog e transformá-la em texto e imagens básicas com narração ou música de fundo. Se você quiser alguma ajuda para fazer isso, consulte um site como o Lumen5 .
Em seguida, escolha seu título com sabedoria e forneça uma descrição útil, para que o YouTube saiba sobre o que é o seu vídeo e o exiba nos resultados de pesquisas relevantes.
Experimente e veja o que acontece. Continue identificando novos mecanismos nos quais você pode adicionar seu conteúdo.
Nº 3: verifique se seu site é compatível com pesquisas
Esta dica ajudará imensamente com sua otimização.
Verifique se o site tem a base mais sólida possível.
Porque quando se trata de qualquer contexto de pesquisa (texto ou voz) e quando se trata de qualquer mecanismo que possa fornecer seu site como resultado (pense no Google ou Bing, mas também nas mídias sociais), você precisa garantir a hospedagem e o design as infraestruturas do seu site possuem todos os elementos básicos:
- Seu site precisa carregar rapidamente – um fator que realmente influencia vários fatores de classificação diferentes, devido à forma como afeta a experiência de um visitante.
- Seu site precisa ser responsivo a dispositivos móveis (ou mesmo a dispositivos móveis primeiro).
- Seu site precisa estar seguro.
- Seu site precisa ser codificado de forma clara e limpa.
Eu poderia continuar, mas acho que você entendeu.
Aproveite esta oportunidade para revisar sua estrutura de design e hospedagem atual. Verifique novamente se você não está fazendo nenhum trade-off de otimização.