Crescimento estratégico do seguidor do Instagram
Para contextualizar o conceito de crescimento de seguidores, Tyler considera importante que o objetivo seja ajudar no crescimento dos negócios. Muitas empresas, marcas e empresários pensam que conseguir mais seguidores levará à conquista de mais clientes – mas nem sempre funciona dessa maneira.
Verifique se você tem um plano para transformar seus seguidores em clientes. Como você está gerando leads, consultas ou vendas diretamente dos seguidores do Instagram? Se você tem esse problema, o crescimento de seguidores é importante porque ajuda a ampliar sua mensagem, chegar na frente de mais pessoas certas e transformar essas pessoas em clientes.
O conceito de prova social no Instagram é interessante porque muitas das provas sociais foram alteradas. Não é mais uma prova social, porque está oculta. Como criador da plataforma – como empresa ou marca – apenas você pode ver os números. O que é mais importante do que qualquer outra coisa agora é o quão salvável e compartilhável é o seu conteúdo, contra quantos gostos e comentários você recebe.
A prova social nem sempre pode ser a melhor medida da eficácia do conteúdo. Se você tem um público muito sofisticado – se está tentando alcançar clientes de alto valor patrimonial ou vendendo um produto ou serviço caro – você pode atrair mais seguidores no Instagram do que os engajadores. Você pode atrair pessoas que seguem, assistem e consomem o conteúdo, e pode até decidir comprar, mas elas podem não gostar e comentar o que você está compartilhando.
Veja mais o seu alcance, impressões e quem você está recebendo na frente. Veja o que isso se transforma em termos de consultas para vendas reais de seu produto ou serviço.
Coloque uma lente de marketing nessa estratégia de crescimento do Instagram porque a maioria de nós prefere ter 1.000 das pessoas certas nos seguindo do que 100.000 das pessoas erradas nos seguindo, certo? Se elas são as pessoas certas, elas podem evangelizar por nós. Eles podem comprar tudo o que temos para vender. Eles podem interagir conosco através de mensagens diretas e nos dar um feedback que talvez o resto do mundo não nos desse para que possamos melhorar nossos produtos.
Todos nos lembramos da história do ano passado sobre o influenciador do Instagram, com 2,5 milhões de seguidores que tentaram lançar uma linha de produtos e venderam talvez 16 camisetas. Serve como um bom lembrete de que o número de seguidores que você possui não equivale à quantidade de receita que sua empresa gera.
Erros a serem evitados ao cultivar seguidores
Vamos considerar alguns dos erros que as pessoas normalmente cometem quando se trata de aumentar o número de seguidores no Instagram. Algumas delas podem ser coisas que não devemos fazer e outras que outros dizem que devemos fazer.
Não é preciso dizer, mas você precisa parar de comprar curtidas e seguidores. É o Social Media Marketing 101 básico. Pare de fazer isso!
Além disso, se você está terceirizando seu gerenciamento do Instagram e seus seguidores estão crescendo a um ritmo suspeito, preste muita atenção aos novos seguidores que está recebendo. Considere se as estratégias que sua agência está implementando para você são as estratégias certas.
Isso não significa passar horas por dia despejando novos seguidores; basta fazer uma rápida verificação no local e ver alguns perfis. Eles se parecem com perfis legítimos? Eles têm uma foto no perfil? Eles têm algum conteúdo? Eles têm uma biografia? Parece um ser humano real ou parece que um bot está seguindo você? Seja consciente de quem você está recebendo como seguidores.
Não fique obcecado com dicas e truques de “invasão de crescimento”. A ideia de obter 10 mil seguidores em 10 dias não é realista e também é o objetivo errado. Se o foco estiver em como gerar US $ 10.000 no Instagram em 10 dias – com certeza, vamos fazer isso. Isso é empolgante! Mas conseguir 10.000 seguidores em 10 dias não deve ser o objetivo.
Muitas pessoas estão apenas começando e só têm uma dúzia de seguidores no Instagram. Na cabeça deles, eles ficam envergonhados com isso. Lembre-se de que todo mundo começa em algum lugar.
Hoje, Tyler tem mais de 35.000 seguidores, mas começou com zero e construiu seus seguidores ao longo do tempo. Sua empresa atingiu seus seis primeiros números em receita, com menos de 10.000 seguidores. Tyler pode documentar história após história de pessoas que lideram negócios lucrativos e construíram marcas lucrativas com muito poucos seguidores, ou que pelo menos começaram com poucos seguidores. Nós todos temos que começar em algum lugar.
Também é importante lembrar que, se você está aparecendo no Instagram com essa necessidade desesperada de mais seguidores, seus seguidores podem sentir isso. Quando as pessoas criam conteúdo com um sentimento de desespero por alguém consumi-lo, seus seguidores podem perceber.
A melhor maneira de criar seus seguidores no Instagram agora, se você tem 10 seguidores ou 100 seguidores ou 1.000 seguidores, é aparecer regularmente com um conteúdo realmente ótimo para essas 10, 100 ou 1.000 pessoas. Fale com eles como pessoas. Concentre-se em servi-los como pessoas. Construa um relacionamento com eles como pessoas. Essa é a maneira de atrair mais seguidores certos.
Muitas pessoas pensam que precisam de alguma estratégia, tática ou ferramenta – algum truque especial – para conseguir mais seguidores. Mas, no final das contas, o componente número um do crescimento bem-sucedido de seguidores é realmente um bom conteúdo. As pessoas têm um motivo para segui-lo? Essa é a questão. E se não, você não ganhará seguidores. A melhor coisa que você pode fazer agora é aparecer para as pessoas que você tem, se elas são as pessoas certas.
Muitas pessoas criaram acidentalmente seguidores das pessoas erradas e precisam fazer alguns ajustes para voltar aos trilhos. Mas se os seguidores que você tem agora são os que você deseja, aparecem regularmente com ótimos conteúdos, conversam com eles e, em seguida, encaminham outras pessoas para você. Eles vão compartilhar seu conteúdo e mais pessoas certas o encontrarão.
Aparecer regularmente
Aparecer regularmente significa o que você pode se comprometer em termos de criação e publicação consistente de conteúdo. Mas não pode ser tanto fardo que você caia da carroça. Seja honesto com você mesmo. Se você é um empreendedor individual ou administra uma pequena empresa ou equipe, precisa enfrentar o fato de que postar no Instagram 5 dias por semana pode ser uma grande meta, mas pode não ser possível para a sua empresa no próximo mês ou trimestre ou 6 meses.
Criar um bom conteúdo leva tempo e esforço. Se você não pode se comprometer a fazê-lo a longo prazo, precisará reavaliar. O que você pode se comprometer a fazer regularmente a longo prazo? Para muitos clientes de Tyler, isso pode significar duas ou três postagens por semana no feed do Instagram e aparecer no Stories o mais regularmente possível. Na verdade, são boas notícias, porque o algoritmo as ajuda a colocar o conteúdo do feed na frente de mais pessoas por mais tempo, especialmente quando eles estão criando um conteúdo realmente bom.
Como é a consistência? Isso depende de você. Se você pode estar no Instagram Stories 5 dias por semana, faça isso porque o Stories é onde você pode aprofundar o relacionamento com os seguidores que já possui. É isso que anima seus seguidores a compartilhar seu conteúdo e conversar com você. Mas o compromisso com um cronograma que você pode executar a longo prazo é o que importa.
Agora, vamos considerar o que contribui mais para o crescimento de seguidores de qualidade: as postagens de feed ou as histórias. O feed, neste momento, é principalmente sobre descoberta e acompanhamento de decisões.
Quantas vezes você percorre o Instagram e algo aparece que faz você se perguntar o que diabos é e por que você está seguindo a pessoa que o postou? Você dá um tapinha e deixa de seguir porque nem reconhece de onde eles vieram. Portanto, o feed é realmente sobre essa descoberta e eles seguem as decisões.
Quando as pessoas visualizam seu perfil pela primeira vez, estão analisando sua biografia e suas seis a nove postagens principais para decidir se desejam segui-lo. Este é o feed em todas as plataformas, não apenas no Instagram. Quando alguém o segue em uma plataforma social e seu conteúdo aparece no feed e eles continuam seguindo você, mesmo que percebam, decidiram continuar seguindo você. Eles continuam consentindo com o que você compartilha com eles.
Tyler conhece algumas empresas e marcas no momento – tipicamente marcas pessoais – que só estão postando em seu feed uma ou duas vezes por mês, mas estão fazendo mágica acontecer em suas histórias todos os dias.
Entregue conteúdo de qualidade no Instagram
Conteúdo do Feed do Instagram
Um bom conteúdo no feed não precisa necessariamente ser um conteúdo bonito ou com marca. Algumas pessoas ainda acreditam que nunca conseguirão mais seguidores ou serão lucrativas ou bem-sucedidas no Instagram porque seu feed não se parece com outra empresa ou marca.
Não precisa ser bonito. No entanto, isso não oferece um passe gratuito para fazer com que todo o seu conteúdo pareça ter sido capturado em um restaurante local casual às 21:00 sob uma estranha iluminação amarela. Só precisa ser consistente.
Atualmente, existem muitas maneiras fáceis de criar uma presença visual consistente no Instagram. Você pode baixar predefinições gratuitas ou de baixo custo para o seu telefone que usam o Lightroom. É basicamente um filtro sofisticado para suas fotos que cria essa estética consistente para o seu feed do Instagram. E faz isso com uma foto do seu telefone. Portanto, em vez de confiar apenas nos filtros básicos criados no Instagram, você pode criar algo um pouco mais personalizado.
Você só precisa ser muito claro sobre a identidade visual do seu feed. Essa é a parte mais fácil. Muitas pessoas complicam demais isso. Eles desejam ter um esquema de cores perfeito ou um fluxo perfeito de seu conteúdo com um gráfico em uma imagem. Isso é muito complicado; você não precisa de tudo isso. Você só precisa de uma identidade visual consistente.
Por que isso é tão importante? Porque um conteúdo realmente bom fornece às pessoas algum tipo de informação, conhecimento ou experiência. Está provocando uma resposta das pessoas. Está respondendo a essa pergunta – quando alguém acessa seu perfil pela primeira vez e está vendo o que você está fazendo – por que motivo no mundo deve seguir sua conta.
O que há para eles como seguidor? O que eles vão conseguir com isso? Essa é a lente que você precisa observar enquanto cria seu conteúdo.
Você precisa criar um conteúdo que eduque, inspire ou motive as pessoas. Pode fazê-los rir ou até desafiá-los a serem melhores ou a fazer melhores escolhas. Isso pode ajudá-los a atingir uma meta ou encontrar uma solução que os aproxime de qualquer produto ou serviço que os ajude a alcançar.
Conteúdo da história do Instagram
Volte para a escola primária. Lembre-se de que toda boa história tem começo, meio e fim. Comece sua história com algo que dê o tom para que seus seguidores não fiquem confusos. Em seguida, conduza-os por uma experiência – seja ensinando-lhes algo, mostrando como fazer, relatando um “dia na vida”, seja o que for, ao longo de toda a história. Finalmente, você precisa encerrar essa história no final.
Você também precisa diversificar seu conteúdo no Stories. Você pode fazer isso no seu smartphone. Você não precisa criar histórias fora do seu dispositivo e trazê-las para o seu telefone. Faça algum texto na tela, talvez faça um pouco de vídeo e talvez alguns Boomerangs. Crie algo que desperte algum interesse visual e chame a atenção de seus seguidores para que eles continuem assistindo.
Foco no conteúdo que pode ser salvo e compartilhável
Há duas novas idéias realmente importantes no Instagram que muitos profissionais de marketing ainda não estão prestando atenção: salvamentos e compartilhamentos. Essas informações não estão disponíveis em contas pessoais, apenas perfis de negócios e possivelmente contas de criadores . Mas não há razão para não atualizar.