Para alguém que procura maneiras de melhorar sua classificação de pesquisa e o desempenho geral do site por meio de SEO, pedir a eles que invistam no marketing de conteúdo pode parecer uma idéia ruim.
De verdade, por que alguém iria querer investir em algo destinado ao consumo humano quando está tentando atrair bots (algoritmos de mecanismo de pesquisa)?
Para alguém que procura maneiras de melhorar sua classificação de pesquisa e o desempenho geral do site por meio de SEO, pedir a eles que invistam no marketing de conteúdo pode parecer uma idéia ruim.
De verdade, por que alguém iria querer investir em algo destinado ao consumo humano quando está tentando atrair bots (algoritmos de mecanismo de pesquisa)?
Você deve conversar com uma empresa de SEO que pode ajudá-lo a trabalhar no SEO do seu site, e não em alguns serviços de marketing de conteúdo ou de blogueiros.
Bem, se você pertence a essa escola de pensamento, devo dizer que seu entendimento da palavra “SEO” está prestes a mudar.
Você sabia que esses “bots” que você está tentando impressionar funcionam para que humanos (pesquisadores do Google) possam encontrar respostas para suas perguntas?
Dessa forma, quando rastreiam um site / página da Web que fornece conteúdo útil e valioso para as pessoas por meio do marketing de conteúdo, eles dão preferência a esse site nos SERPs.
No entanto, caso você ainda precise ser mais convincente, aqui está uma lista de benefícios que acompanham o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo oferece a chance de usar “Mais palavras-chave”
Ao contrário dos seres humanos – que sabem o que é um site simplesmente olhando suas páginas – os robôs dos mecanismos de pesquisa dependem de palavras-chave para rastrear e classificar sites. Ou seja, eles classificam os sites com base na relevância de seu conteúdo para as palavras-chave que as pessoas estão pesquisando.
Agora, o desafio para os proprietários de sites é o seguinte: como você pode atender a todas as palavras-chave (ou seja, às consultas das pessoas) em apenas algumas páginas do site?
A resposta é bastante simples; não há como você fazer isso. Infelizmente, as consultas das pessoas são ilimitadas e apenas os sites que atendem a essas consultas (através do uso de palavras-chave relevantes para elas) serão classificados.
Vem em marketing de conteúdo ! Com o uso de artigos, postagens de blog, guias, cópias, white papers e outros conteúdos de texto, você pode usar mais palavras-chave relevantes para o que as pessoas estão procurando – e sobre o que seu site é.
Os mecanismos de pesquisa preferem conteúdo substancial
De acordo com vários estudos, os sites de classificação mais alta em qualquer SERP são aqueles que possuem a maior quantidade de conteúdo da Internet. E por “quantidade mais alta”, queremos dizer “volume de palavras”. Para os mecanismos de pesquisa, a crença é que, se você quiser discutir um assunto em detalhes, precisará criar um longo artigo para fazê-lo.
Realisticamente, você não pode fazer isso na página inicial do site ou em outras páginas de produtos, porque essas páginas da Web devem ser concisas, diretas e objetivas. Mas você pode fazer isso através de artigos, white papers, podcasts e guias no blog do site.
O conteúdo mantém as pessoas na sua página
Segundo o SEMrush, quatro dos fatores mais importantes considerados pelos mecanismos de pesquisa nos sites de classificação são: número de visitantes, tempo gasto pelos visitantes, página por sessão e taxa de rejeição. Agora, quando um site contém conteúdo insolente, as chances são de que ele tenha mais taxa de rejeição, menos tempo gasto no local pelos visitantes e, eventualmente, baixo tráfego.
Você não quer isso!
Para criar conteúdo atraente, você só precisa identificar as perguntas que as pessoas do seu nicho gostam de fazer ou pesquisar no Google. Depois de identificar essas perguntas, você começará a criar conteúdo (respostas) relevantes para elas. Esses conteúdos são o que atrairá as pessoas para o seu site (alto tráfego) e, se forem eficazes, as manterão lá (baixa taxa de rejeição e mais tempo gasto) e, invariavelmente, ajudarão a sua classificação na pesquisa.
Não sabe como criar conteúdo altamente eficaz? Você não precisa se preocupar com o assunto. Você pode contratar um serviço de postagem de visitantes como o RankWisely para ajudá-lo. Criar conteúdo altamente eficaz e envolvente é o seu forte!
O conteúdo oferece a oportunidade de resolver um novo problema e depois classificá-lo
Os mecanismos de pesquisa não têm interesse especial em nenhum site; em vez disso, seu único objetivo é fornecer aos pesquisadores resultados que melhor respondam às suas perguntas. Se o seu site começar a fornecer essas respostas (soluções raras ou novas) hoje, você será classificado.
Por exemplo, digamos que você esteja no nicho de finanças empresariais e crie um conteúdo que responda às perguntas dos proprietários de empresas sobre o assunto “como obter financiamento durante uma pandemia”.
Se ninguém criou esse conteúdo antes de você, o Google o classificará por ele, porque resolve um problema para o qual as pessoas estão tentando encontrar respostas – obter financiamento para uma empresa durante uma pandemia.
Em geral, para usar o marketing de conteúdo para influenciar seus resultados de SEO , basta pensar em um assunto que nunca foi abordado antes – ou que foi mal abordado por outras pessoas em seu setor – em seu nicho.