Ser um take-away em 2020 tem vantagens e negativos que simplesmente não existiam há 10 anos. No lado positivo, as propostas agora podem atingir um público muito maior on-line, graças à invenção dos mercados de internet, mídia social e entrega de comida on-line. Do lado negativo, essa capacidade de ter uma presença on-line agora significa que os delivery têm mais concorrência dentro e fora de sua área local do que nunca.
Por esse motivo, a criação de uma estratégia de marketing eficaz é vital para qualquer negócio de take-away que queira se destacar da multidão. Existem várias abordagens que podem ser adotadas, mas uma das mais eficazes é comercializar e vender alimentos nas mídias sociais.
Como delivery vender comida nas mídias sociais
Existem várias maneiras pelas quais um take-away pode vender comida apenas pelas mídias sociais. Primeiramente, o take-away precisa se estabelecer em uma plataforma de mídia social (é melhor começar no Facebook e no Instagram, pois se concentra no visual).
- Ser ativo nas mídias sociais
Ter uma conta de mídia social ativa por si só pode ser suficiente para obter muitos seguidores (on-line e na vida real), desde que sua estratégia seja correta. Se você vende comida deliciosa – o que presumivelmente você faz – provavelmente terá centenas de oportunidades durante o horário de funcionamento da sua empresa para tirar fotos dessa comida.
Sim, quando a demanda é alta, você pode ter dificuldade para encontrar tempo para tirar fotografias antes de sua comida ser embalada. Mas, realisticamente, você leva apenas um ou dois minutos para encontrar um local com boa iluminação e tirar uma foto com uma câmera de alta qualidade .
Quanto mais diversas imagens você compartilhar em sua conta de mídia social, melhor. Certifique-se de usar também as hashtags e tags de localização relevantes baseadas em alimentos – as pessoas que estão navegando nos feeds de hashtags enquanto estão com fome podem clicar na sua imagem e acabar examinando suas ofertas. Se sua comida parecer atraente para as pessoas comuns, você poderá fazer muitas vendas apenas publicando em sua conta.
- Criando um aplicativo de pedidos de alimentos
Como uma extensão dos seus canais de mídia social, é uma boa ideia criar um aplicativo de pedidos de comida e vincular seus clientes a esse aplicativo se eles quiserem fazer um pedido rápido e conveniente. Esses aplicativos, projetados especificamente para entrega e incrivelmente simples de criar, também permitem que os clientes se beneficiem de incentivos e esquemas de fidelidade com sua empresa. Isso incentivará seu cliente a gastar mais e solicitar mais por compra.
- Publicidade nas redes sociais
Pagar pela publicidade em mídias sociais é algo que você pode hesitar em fazer, mas os anúncios podem ajudá-lo a segmentar seu público-alvo com muito mais eficiência. Quando você paga por anúncios, eles podem segmentar um grupo demográfico específico em sua área local com base na atividade on-line, incluindo fontes anteriores relacionadas a alimentos.
Dessa forma, por exemplo, se você tiver uma excelente oferta de comida vegana, seus anúncios poderão segmentar pessoas que pesquisaram comida vegana no mês passado ou seguir contas de comida vegana. Isso lhe dá uma chance muito maior.