Você pode baixar em 0 segundos.
Ou veja como liberar em 8 segundos:
Como liberar o download? veja o video abaixo:
O que é SEO?
SEO significa “otimização para mecanismos de busca”. É o processo de aumentar o tráfego do seu site por meio dos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Isso ajuda seu site a se tornar mais detectável. Quando os clientes em potencial pesquisam termos relacionados à sua marca, eles têm mais chances de descobrir seu site e se tornar um cliente.
Imagine que você tem um negócio de fitness. Você oferece dicas de dieta e treino em seu site.
Você também tem um artigo sobre perder peso. Com boas práticas de SEO, uma pessoa pesquisando uma palavra-chave como “como perder peso” pode ter mais chances de encontrar esse artigo – e, portanto, sua marca.
Esse é o poder do SEO.
5 razões pelas quais você precisa otimizar seu site
Há muitas razões para aprender a otimizar para conversões e SEO em conjunto.
Primeiro você precisa saber como eles trabalham juntos para criar um site mais enxuto e produtivo.
Vejamos cinco motivos específicos para otimizar seu site imediatamente e otimizar continuamente seu site ao longo do tempo.
1. Torne seu site útil para seu público específico
Os profissionais de marketing às vezes sentem que estão em desacordo com o Google . O mecanismo de pesquisa não classifica seu melhor conteúdo, por exemplo, ou vê uma grande queda no tráfego após uma atualização algorítmica .
Na realidade, porém, seus objetivos e os do Google são os mesmos:
- Sirva o melhor conteúdo possível para o seu público
- Crie uma experiência positiva para o usuário do site
- Priorize o conteúdo que oferece valor significativo
Você apenas faz isso de maneiras diferentes. O Google está analisando milhões de sites, enquanto você analisa os comportamentos de seu público específico.
O Google usa mais de 200 sinais de classificação para decidir quais partes do conteúdo aparecem na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa. O algoritmo presta muita atenção aos sinais de que uma determinada página da Web fornecerá aos pesquisadores as informações que eles procuram.
Quando você se concentra em SEO, você escolhe palavras-chave semânticas primárias e latentes relacionadas à intenção de pesquisa. Você escreve conteúdo que as pessoas adoram ler e fornece informações meta para ajudar o Google a entender melhor o texto.
Se você otimizar seu site para conversões, você se concentrará em orientar os visitantes em direção a um objetivo específico, seja ingressar em sua lista de e-mail ou comprar um de seus produtos. Assim como o Google, você deseja dar ao seu público exatamente o que esses consumidores desejam.
Saber como otimizar seu site para SEO e conversões simultaneamente promove esses dois objetivos e cria um melhor relacionamento entre seu site e os mecanismos de pesquisa.
2. Aumente seu tráfego orgânico
A empresa média gasta cerca de 1% de sua receita total em publicidade . Se sua empresa fatura US$ 1 milhão por ano, você pode gastar US$ 10.000 em publicidade.
Embora isso possa parecer uma pequena porcentagem, ela se soma. Alguns setores, como o varejo, gastam consideravelmente mais em anúncios.
Atrair tráfego orgânico por meio de SEO, no entanto, é gratuito. Você tem que pagar para desenvolver e promover o conteúdo, mas isso não é tão caro quanto o pagamento por clique.
Quando você compara a taxa de fechamento entre os pesquisadores que chegam ao seu site por meio de pesquisa orgânica e aqueles que chegam por meio de anúncios pagos, os resultados são ilustrativos. A pesquisa orgânica fecha em quase 15 por cento , enquanto a pesquisa paga fecha em menos de 2 por cento.
Invista seu tempo e, se necessário, dinheiro para aumentar seu tráfego orgânico. Pode demorar mais, mas os resultados duram mais e resultam em mais conversões.
3. Capitalize o tráfego existente
Quando as pessoas visitam seu site, você não quer que elas fujam e saiam. Em vez disso, você quer causar uma impressão duradoura e incentivá-los a retornar.
Aprender a otimizar seu site para conversões requer uma compreensão da experiência do usuário. Descubra como os visitantes navegam em seu site, se eles rolam a página e com que frequência eles clicam em suas chamadas para ação (CTAs).
Se alguém se inscrever na sua lista de e-mail, você poderá contatá-lo posteriormente com ofertas, incentivos e muito mais. Você também pode incentivar os visitantes a segui-lo nas redes sociais, visitar suas páginas de produtos e ler suas postagens no blog.
Capitalizar o tráfego existente ajuda a melhorar sua taxa de conversão porque uma porcentagem maior de seu tráfego orgânico será convertida. Você sabe a qual oferta seu público responderá e como apresentá-la a eles de maneira atraente.
4. Force seu site a trabalhar mais
Qualquer um pode criar um site – até mesmo um site bonito – mas muito menos pode criar um site que produza conversões de forma confiável. Afinal, a taxa média de conversão em todos os setores é inferior a 2,5%.
Você quer que seu público converta a taxas muito mais altas. Para fazer isso, você precisa estudar seu público de perto e dar a eles o que eles precisam e esperam.
Se você fez a pesquisa e aplicou os dados ao seu site, pode esperar um salto nas taxas de conversão. As pessoas que visitam seu site encontram o que precisam rapidamente e apreciam sua marca por fornecê-lo. Resultados de fidelidade à marca.
SEO sempre vem em primeiro lugar, no entanto. Sem tráfego, você não pode ter conversões. Crie um site com conteúdo valioso e atraente e muitas oportunidades para os visitantes converterem.
5. Dê ao seu público o que eles querem e esperam
Imagine este cenário:
Você tem um site de comércio eletrônico que vende sapatos. Um cliente precisa de um novo par de tênis de corrida e faz uma pesquisa no Google pelos melhores tênis para corredores. Você escreveu uma postagem de blog longa e detalhada sobre a escolha de tênis de corrida, incluindo recomendações de marcas e informações para diferentes tipos de corredores.
O visitante lê o artigo. No final, você tem uma isca digital que oferece um gráfico de tamanho e ajuste gratuito para os corredores. Tudo o que o visitante precisa fazer é se inscrever na sua lista de e-mail.
Você envia a isca digital imediatamente para o visitante. Alguns dias depois, você envia um código de cupom para sua loja online junto com imagens de tênis de corrida. O cliente percebe que você tem o que atende às suas necessidades, e o desconto incentiva uma venda imediata.
Como você pode ver, SEO e otimização da taxa de conversão funcionam de mãos dadas. Se você atender às expectativas do seu público e ajudá-lo a encontrar o que deseja, você garantirá um cliente.
Como otimizar seu site para SEO em 8 etapas simples
Para começar, você precisa aumentar o SEO do seu site para atrair mais tráfego.
As etapas a seguir irão prepará-lo para o sucesso do SEO. Você pode então voltar seu foco para as conversões enquanto continua atualizando e lançando novos conteúdos.
1. Analise todos os dados do seu site
Um dado por si só pode não dizer nada, mas quando você coleta muitos dados, você começa a perceber padrões.
Se algumas pessoas visitarem seu site e não clicarem no seu CTA, talvez você não tenha problemas.
No entanto, se uma grande porcentagem de visitantes ignorar seu CTA, talvez seja necessário fazer alguns ajustes.
Os relatórios de comportamento do usuário e os dados de tráfego do Google Search Console ajudam a pintar uma imagem clara. Os relatórios de comportamento do usuário, por exemplo, mostram como as pessoas se comportam quando chegam ao seu site, enquanto os dados do GSC rastreiam as principais métricas, como número de sessões, número de sessões únicas, taxa de rejeição e muito mais.
Analise os dados para padrões específicos. As fontes de referência podem dizer muito sobre seu público. Como as pessoas estão encontrando seu site? Procure páginas que obtenham mais tráfego e mais conversões do que outras. Faça engenharia reversa do sucesso dessa página para replicá-la em seu site.
2. Faça uma pesquisa completa de palavras-chave
Anos atrás, você poderia escolher uma palavra-chave do nada, escrever um artigo de 300 palavras e classificar essa palavra-chave no dia seguinte. SEO não funciona mais assim.
Ferramentas como o Ubersuggest ajudam você a encontrar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e nicho. Use-o para encontrar palavras-chave de cauda longa que se ajustem à intenção do usuário de seus clientes em potencial. Pense em por que eles pesquisariam uma determinada palavra-chave e o que eles esperariam encontrar em uma página sobre isso.
Comece com uma palavra-chave ampla. Por exemplo, talvez você ofereça hospedagem para cães, então comece com uma palavra-chave como “canis para cães”.
O Ubersuggest fornecerá uma lista de palavras-chave que você pode filtrar de várias maneiras. Você está procurando palavras-chave de cauda longa que podem ser usadas para atrair um público específico.
Faça isso repetidamente à medida que você cria mais páginas para seu site. Escreva artigos longos e aprofundados que forneçam o máximo de informações possível sobre o assunto.
3. Produza conteúdo longo e rico em valor
De acordo com o Buffer, o tamanho ideal para um post de blog é de 1.600 palavras. Isso é apenas um ponto de partida, no entanto.
Antes de decidir sobre o tamanho ideal para o seu conteúdo, pesquise no Google sua palavra-chave principal e visite os 10 principais resultados nas SERPs. Algumas dessas páginas têm mais de 1.600 palavras? Então o seu também deve ser.
Comprimento não é tudo. No entanto, ele envia um sinal ao Google de que você está fornecendo mais informações. Se muitas pessoas passam muito tempo nessa página – lendo até o final – é mais provável que você tenha uma classificação mais alta.