Como otimizar seu site para SEO e conversões

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Aprender a otimizar seu site para SEO e conversões é crucial para o sucesso do seu site. Isso garantirá que o site esteja funcionando exatamente da maneira que deveria. Se você tiver um bom SEO, poderá atrair mais tráfego e obter mais oportunidades para converter clientes em potencial.

E um site otimizado para conversões normalmente possui métricas melhores, como tempo na página e taxa de rejeição , o que significa que o Google pode classificá-lo mais alto. As dicas e estratégias a seguir ensinarão você a otimizar seu site para SEO e conversões para obter os dois melhores mundos.

O que é SEO?

SEO significa “otimização de mecanismo de pesquisa”. É o processo de aumentar o tráfego do site por meio dos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Isso ajuda seu site a se tornar mais  detectável. Quando os clientes em potencial pesquisam termos relacionados à sua marca, eles têm mais chances de descobrir seu site e se tornar um cliente.

Imagine que você tem um negócio de fitness. Você oferece dicas de dieta e exercícios em seu site.

Você também tem um artigo sobre como perder peso. Com boas práticas de SEO, uma pessoa que pesquisa uma palavra-chave como “como perder peso” pode ter uma chance maior de encontrar esse artigo – e, portanto, sua marca.

Esse é o poder do SEO.

5 razões pelas quais você precisa otimizar seu site

Existem várias razões para aprender a otimizar conversões e SEO em conjunto.

Primeiro, você precisa saber como eles funcionam juntos para criar um site mais enxuto e produtivo.

Vejamos cinco razões específicas para otimizar seu site imediatamente e otimizar continuamente seu site ao longo do tempo.

1. Torne seu site útil para seu público específico

Às vezes, os profissionais de marketing sentem que estão em desacordo com o Google . O mecanismo de pesquisa falha ao classificar seu melhor conteúdo, por exemplo, ou eles vêem uma enorme queda no tráfego após uma atualização algorítmica.

Na realidade, porém, seus objetivos e os do Google são os mesmos:

  • Ofereça o melhor conteúdo possível para o seu público
  • Crie uma experiência positiva para o usuário do site
  • Priorize conteúdo que ofereça valor significativo

Você apenas faz isso de maneiras diferentes. O Google está analisando milhões de sites, enquanto você analisa os comportamentos de seu público específico.

O Google usa mais de 200 sinais de classificação para decidir quais partes do conteúdo serão exibidas na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa. O algoritmo presta muita atenção aos sinais de que uma determinada página da web dará aos pesquisadores as informações que eles procuram.

Quando você se concentra no SEO, escolhe palavras-chave semânticas primárias e latentes relacionadas à intenção de pesquisa. Você escreve um conteúdo que as pessoas gostam de ler e fornece metainformações para ajudar o Google a entender melhor a cópia.

Se você otimizar seu site para conversões, concentra-se em orientar os visitantes em direção a uma meta específica, seja ingressando na sua lista de e-mails ou comprando um de seus produtos. Assim como o Google, você deseja dar ao seu público exatamente o que esses consumidores desejam.

Saber otimizar seu site para SEO e conversões promove simultaneamente esses dois objetivos e cria um melhor relacionamento entre seu site e os mecanismos de pesquisa.

2. Aumente seu tráfego orgânico

A empresa média gasta cerca de 1% de sua receita total em publicidade . Se sua empresa arrecadar US $ 1 milhão por ano, você poderá gastar US $ 10.000 em publicidade.

Embora isso possa parecer uma pequena porcentagem, acrescenta-se. Alguns setores, como o varejo, gastam consideravelmente mais em anúncios.

Atrair tráfego orgânico através de SEO, no entanto, é gratuito. Você precisa pagar para desenvolver e promover o conteúdo, mas isso não é tão caro quanto o pagamento por clique.

Quando você compara a taxa de fechamento entre os usuários que chegam ao seu site por meio de pesquisa orgânica e os que são feitos por anúncios pagos, os resultados são ilustrativos. A pesquisa orgânica fecha em quase 15% , enquanto a pesquisa paga fecha em menos de 2%.

Invista seu tempo e, se necessário, dinheiro para aumentar seu tráfego orgânico. Pode levar mais tempo, mas os resultados duram mais e resultam em mais conversões.

3. Capitalize o tráfego existente

Quando as pessoas visitam seu site, você não quer que elas fujam e saiam. Em vez disso, você deseja causar uma impressão duradoura e incentivá-los a voltar.

Aprender a otimizar seu site para conversões requer uma compreensão da experiência do usuário. Descobrir como os visitantes navegam no seu site, se rolar a página, e quantas vezes eles clique em suas chamadas à ação (CTA).

Se alguém se inscrever na sua lista de e-mails, você poderá entrar em contato posteriormente com ofertas, incentivos e muito mais. Você também pode incentivar os visitantes a segui-lo nas redes sociais, visitar as páginas dos seus produtos e ler as postagens do seu blog.

Capitalizar o tráfego existente ajuda a melhorar sua taxa de conversão, porque uma porcentagem maior de seu tráfego orgânico será convertida. Você sabe a que oferta seu público responderá e como apresentá-lo de maneira atraente.

4. Force o seu site a trabalhar mais

Qualquer pessoa pode criar um site – mesmo um site bonito -, mas muito menos pode criar um site que produza conversões de maneira confiável. Afinal, a taxa média de conversão em todos os setores é inferior a 2,5%.

Você quer que seu público se converta a taxas muito mais altas. Para fazer isso, você deve estudar seu público de perto e dar a eles o que eles precisam e esperam.

Se você fez a pesquisa e aplicou os dados no seu site, pode esperar um salto nas taxas de conversão. As pessoas que visitam seu site encontram o que precisam rapidamente e apreciam sua marca por fornecê-lo. Resultados de fidelidade à marca.

SEO sempre vem em primeiro lugar, no entanto. Sem tráfego, você não pode ter conversões. Crie um site com conteúdo valioso e persistente e muitas oportunidades para a conversão dos visitantes.

5. Dê ao seu público o que eles querem e esperam

Imagine este cenário:

Você tem um site de comércio eletrônico que vende sapatos. Um cliente precisa de um novo par de tênis de corrida e realiza uma pesquisa no Google pelos melhores sapatos para os corredores. Você escreveu um post longo e aprofundado no blog sobre a escolha de tênis de corrida, incluindo recomendações e informações da marca para diferentes tipos de corredores.

O visitante lê o artigo. No final, você tem um ímã de chumbo que oferece um gráfico de tamanho e ajuste gratuito para os corredores. Tudo o que o visitante precisa fazer é se inscrever na sua lista de e-mails.

Você envia o ímã de chumbo imediatamente ao visitante. Alguns dias depois, você envia um código de cupom para sua loja online, além de imagens de tênis. O cliente percebe que você tem o que atende às necessidades dele e o desconto incentiva uma venda imediata.

Como você pode ver, o SEO e a otimização da taxa de conversão funcionam de mãos dadas. Se você atender às expectativas do seu público e ajudá-lo a encontrar o que deseja, você garantirá um cliente.

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