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1. Identifique sua empresa por que
Defina os desafios e resultados comerciais a serem abordados e alcançados com o marketing de conteúdo. Em outras palavras, descubra por que você está criando conteúdo e como pretende que ele ajude seus negócios.
Objetivos e intenções
Embora seu programa de marketing de conteúdo possa ajudar a enfrentar vários desafios de marketing, a disciplina funciona melhor quando focada em uma única meta de prioridade máxima. Um truque fácil para ajudar a conseguir isso é identificar pontos em seu funil em que a equipe se esforça mais para alcançar as metas.
Responda a perguntas como estas para se concentrar na meta de marketing de conteúdo:
- Que necessidade comercial estamos lutando para alcançar por meio das atuais iniciativas de marketing? Por exemplo, se o desafio for geração de leads ou demanda , o objetivo pode ser criar a autoridade da marca no mercado ou acelerar o caminho de conversão no seu site.
- Quão grande é essa necessidade? Quanto abordá-lo ajudará a impulsionar nossos objetivos? Se você não tiver certeza, compare o valor comercial de cada mercado-alvo. Se você gera mais receita ou incorre em mais custos de conversão, provavelmente vale a pena focar seu conteúdo nas necessidades desse mercado.
- Qual é o valor diferenciador? Por que é mais importante investir tempo e dinheiro em marketing de conteúdo do que outras coisas em nosso marketing?
- Qual é o nosso resultado ideal com esse processo? O que fará com os nossos negócios se tivermos sucesso?
Benefícios e riscos para nossos negócios
Embora não seja essencial para o processo de desenvolvimento da estratégia, analise suas metas de conteúdo do ponto de vista organizacional. Isso ajuda a posicionar corretamente seu programa de marketing de conteúdo para garantir os recursos e o suporte para obter sucesso a longo prazo.
DICA: depois de bem-sucedido, use esse processo (e algumas das mesmas respostas) para escalar seu programa para buscar metas de marketing adicionais.
2. Determine seu quem (e o que há para eles)
Personas do público
O marketing de conteúdo tem como objetivo ajudar os membros de seu público a atingir seus objetivos, por isso é essencial ter um entendimento detalhado de quem você alcançará com o seu conteúdo e qual o valor que isso lhes proporcionará. Crie personas de audiência para sua estratégia.
As Personas fornecem um instantâneo útil dos atributos definidores do seu público-alvo, incluindo perfis demográficos, necessidades de informações, objetivos que eles desejam alcançar e preferências de envolvimento de conteúdo.
Eles também precisam considerar o contexto: como seus comportamentos e preferências mudam nos estágios do funil de marketing ? Quem mais pode ter voz no processo de tomada de decisão? Como suas necessidades emocionais e experiências pessoais influenciam as escolhas de compra que fazem?
Embora o desenvolvimento de uma persona de comprador detalhada para cada segmento de público-alvo seja frequentemente complexo, obtenha uma vantagem inicial documentando as respostas a essas perguntas com base nas informações coletadas:
- Quem é o público? Quais são seus traços definidores e características distintivas?
- Que papéis seus membros desempenham? Como é o dia típico deles?
- O que eles precisam realizar? Quais são as lacunas informativas no caminho para alcançar esses objetivos?
- Onde eles estão em nosso funil? De que informações eles mais precisam para ajudá-los a chegar ao próximo estágio?
- Por que eles se importam com a nossa empresa como fornecedor de produtos / serviços e / ou refletindo o que valorizamos?
Assim como detalhar seu porquê, pode ser útil primeiro focar em uma única persona do público. Escolha começar com o segmento com o qual seu conteúdo pode ajudar ou o alvo de maior valor que sua empresa tem lutado historicamente para obter tração.
3. Descubra como (sua missão de marketing de conteúdo, também conhecida como história de marca única)
A etapa final do quebra-cabeça do desenvolvimento da estratégia é sem dúvida a mais importante: determine as histórias que sua marca está posicionada de maneira única para contar e o valor que elas fornecem ao público
Para isso, crie sua missão de conteúdo. Ele fornece os princípios centrais da experiência de conteúdo e distingue os esforços de contar histórias de sua marca de tudo o que compete para atrair a atenção de seus clientes (incluindo o conteúdo de seus concorrentes diretos).
Identificando sua história única
A declaração de missão do seu conteúdo deve incluir detalhes sobre a visão única da sua marca sobre o valor do conteúdo, o público a que ele atenderá e as prioridades e princípios que ele defenderá. Também pode fornecer detalhes mais específicos sobre o lado criativo, incluindo os tipos de histórias que você pretende contar (por exemplo, os tópicos em que você se concentrará), como essas histórias terão forma (por exemplo, seus principais formatos e plataformas de conteúdo), e como seus recursos de conteúdo trabalharão coletivamente para criar uma experiência de marca abrangente
Por exemplo, a declaração do Content Marketing Institute descreve nossa seção de destino do público mais amplo de marketing de conteúdo – profissionais da empresa.
A declaração de missão de conteúdo do CMI também estabelece as principais plataformas de conteúdo (por exemplo, eventos presenciais, treinamento on-line, um blog diário) e resume claramente a experiência de conteúdo entregue ao público (conselhos do mundo real, como fazer).
Antes de documentar esses detalhes , examine criticamente os fatores internos e externos que os moldam. Use perguntas como estas para guiá-lo:
- Quem somos como empresa ? Que princípios nos guiam? Quais valores fundamentais queremos manter em todos os nossos esforços?
- Qual é a nossa empresa posicionada de maneira única para ajudar nosso público a alcançar?
- O que estamos fazendo através do conteúdo que criamos para ajudar nosso público? Como nossos esforços são distintos no mercado?
- O que queremos que nosso público realize ao interagir com nosso conteúdo?
Definir sua missão de conteúdo também ajuda na tomada de decisões táticas. Os membros da equipe terão diretrizes claras para determinar quais idéias criativas são adequadas para a história da sua marca e quais podem não servir ao seu propósito único.