Com mais de um bilhão de usuários, o YouTube consegue alcançar quase um terço de todas as pessoas com acesso à Internet. O único site atualmente mais popular que o YouTube é o Google, com mais de 3,5 bilhões de pesquisas ocorrendo a cada dia. Uma base de usuários tão grande significa que todas as empresas se beneficiarão claramente de vários vídeos classificados nas duas plataformas.
A popularidade também significa competição, portanto, você inevitavelmente se depara com vídeos concorrentes para qualquer palavra-chave significativa. Felizmente, o uso de várias estratégias simples pode oferecer aos seus vídeos a melhor chance de sucesso, levando a um fluxo de tráfego segmentado a longo prazo.
Pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave garante que você não perca tempo tentando classificar os termos que obtêm o mínimo de pesquisas. Você procurará por palavras-chave que recebam pelo menos algumas centenas de pesquisas por mês, mas não possui um grande número de sites de autoridade. O Planejador de palavras-chave do Google é um bom ponto de partida, compilando uma lista de termos relacionados e seu volume de pesquisa mensal.
Ferramentas como SEMrush, Moz e Ahrefs podem ser usadas para pesquisas adicionais e análises competitivas. O Keywordtool.io também possui um elemento que se concentra especificamente no YouTube. Você pode usar muitas das ferramentas para analisar a concorrência, mas também verifique manualmente os poucos resultados da pesquisa para garantir que se sinta confortável em competir com eles.
Crie seu vídeo
Embora possa parecer óbvio, você deve garantir que seu vídeo seja de alto padrão. Se um número limitado de espectadores assistir a uma parte substancial do conteúdo, você terá dificuldade em classificar algo significativo. O YouTube fornecerá a você estatísticas de retenção de público, para que você possa ter uma idéia do que está funcionando em todos os seus vídeos.
Tente tornar seu vídeo com pelo menos cinco minutos de duração, evitando muitos trechos curtos, a menos que seja absolutamente necessário. Adicione anotações e um segmento ao final, solicitando que os espectadores gostem e se inscrevam no seu canal. Gostos e comentários desempenharão um fator importante para convencer mais pessoas a assistir.
Otimize o vídeo
A próxima etapa é fazer o upload do vídeo para sua conta. Comece usando sua palavra-chave principal como o nome do arquivo. Em seguida, crie um título que inclua sua palavra-chave, mas ainda assim seja atraente, intrigante, engraçado ou controverso.
“Estudar o algoritmo do YouTube sobre quais palavras-chave obtêm mais tráfego é crucial para maximizar as visualizações”, diz Isaac Rau, veterano de SEO de Los Angeles, da Proactive SEO Solutions. “Pegue Carter Sharer, que tem quase 7 milhões de seguidores, ele aproveitou sua sólida experiência técnica para dominar o algoritmo do Youtube e aproveita esse conhecimento para ditar qual tipo de episódio gravar”.
Promover
Para promover efetivamente seu vídeo para o YouTube e o mecanismo de pesquisa do Google, você precisa obter incorporações e backlinks. Inicialmente, você deve promover o vídeo em seu blog e contas de mídia social. Se você já tem alguma popularidade, verá o vídeo compartilhado por outros espectadores.
Você pode achar que seu vídeo começa gradualmente a ser classificado, mas ainda pode exigir mais promoção. Os anúncios do Facebook exporão seu vídeo a muitas pessoas por um preço razoável, enquanto alcançar outros blogueiros de nicho pode levar a oportunidades de promoção recíproca. Se o seu vídeo for de alta qualidade, você verá muitas incorporações e backlinks ocorrendo naturalmente após uma explosão inicial de promoção.